Shortcode, não funciona e agora?

29 de Julho de 2015

Neste tutorial explico a má (a que nos ocorre logo que isto acontece) e a boa (com calma, desligue o computador e pense) solução para este problema.

  • Level: Intermediate
  • Author: Reinaldo
Share

As shorcodes são interessantes pois permite introduzir código no wordpress  de forma limpa, em vez de várias linhas de código basta [shortcode]. Existe vários plugins para o efeito e eu usava um chamado Contemplate (https://wordpress.org/plugins/contemplate/) antigo mas nunca tinha dado problemas até actualizar o WordPress para 4.2.3.

Durante uns tempos tive por hábito manter a mesma versão do wordpress, com medo destes problemas, mas quem anda nisto (da web) tem que saber que a última versão do software é a mais recomendada por questões de segurança. Por isso agora faço sempre (mas com o coração nas mãos).

Foi o que aconteceu com este plugin, e nestas coisas o pânico não e o melhor conselheiro, assim ao deixar de funcionar, os blocos da Google adsense ficaram mal configurados, desactivei o plugin  e depois removi, e ao fazer isso ficou exposto a tag do shortcode , neste caso

nas páginas e posts.

Como não queria ficar com essa tag nos posts e páginas encontrei este plugin (https://surpriseazwebservices.com/plugins/unused-shortcodes/) que ajudou-me a retira-la manualmente mas de forma rápida de todas as páginas e posts .

Mas fiquei sem os blocos de adsense e teria que adicionar um novo plugin mas com uma nova tag e colocar no mesmo lugar da tag anterior, num site com poucas páginas não havia problema, mas com muitas páginas é um filme de terror.

Já sabia que isto ía acontecer noutro site que tenho, mas com muitas páginas , assim com calma pensei, e se conseguisse produzir eu o shortcode mas com a mesma tag. Do pensar ao atacar o motor de pesquisa da Google á procura da solução foi um instante.

E graças a essa maravilha da tecnologia (pesquisa Google) e a partilha por génios informáticos de código para pessoas que como eu, que não sabe programar, mas gosta de andar por aqui, arranjei a solução. Num dia encontrei isto – https://www.bloggersignal.com/create-a-site-specific-plugin-for-your-wordpress-site/ , que serve para inserir código no wordpress sem mexer no ficheiro functions.php do seu Tema.

E no dia seguinte encontrei a solução propriamente dita – https://www.elegantthemes.com/blog/tips-tricks/how-to-create-shortcodes-in-wordpress

Assim

function showads() {

return ‘ o código adsense ou outro código que queira reproduzir

‘;

}

 

Depois logo abaixo

add_shortcode(‘contemplate-1’, ‘showads’);

 

No exemplo do site a função chama-se “subscribe_link_shortcode”, pode-se dar o nome que queira, aqui chamei “showads”.Na linha de código abaixo, coloquei o nome da tag shortcode que quero aproveitar e que já está espalhada pelas páginas e posts do site.

Apaguei o código desta tag no plugin, e mantive-o em funcionamento pois para outros códigos não deu erro, só para o adsense. E assim fiquei com o problema resolvido correctamente, não me arrependo de ter tirado do soleis.pt alguns blocos de anúncio . Mas atenção ao pânico, mais vale ter calma.

Ou seja pode colocar aqui todo o código que quer reproduzir e inventar as suas tags, no fundo já não precisa do plugin de shortcode, agora sabe faze-lo.

 

Reinaldo Coelho

Top