Validar um NIF Europeu e Português

27 de Outubro de 2013

Share

NIF europeuPara ver se um NIF  Europeu é válido AQUI e um Portuga AQUI (com a vantagem de ficar a saber o CAE)

Reinaldo Coelho

  • Fabricio

    Boa tarde.

    Tenho un NIF italiano tem 6 anos e sou de origem brasileira.

    Tenho 22 anos e moro ainda na Itália onde teria de estar terminando de formar-me mas não posso permetir-me de estar nem lá nem cá e fazer nem isso nem aquilo.

    Gostaria de assistência quanto em tempo.

    • Reinaldo Coelho

      Boa Tarde Fabricio

      Infelizmente não o posso ajudar, os nif que aqui tenho tem a haver com empresas, e por isso de dominío público. Relativamente ao seu caso aconselho a ir ás finaças italianas ou falar com um contabilista italiano e de certeza que o aconselha bem.

      Cumprimentos

      Reinaldo

  • Paula Duarte

    Boa tarde Reinaldo,

    Será que existe um Portal em Portugal para validarmos os NIF que não estão no VIES? Esta questão coloca-se porque apenas aparecem os NIF de empresas que têm transacções comerciai dentro da UE, e será necessário o registo.

    Agradeço atenção que possa dispensar.

    Obrigada.

    • Reinaldo Coelho

      Boa tarde Sr.ª Paula Duarte

      para fora da UE, não tenho a certeza mas usa-se este sistema – http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/eori

      exemplo para um operador estrangeiro (fora UE) em Portugal

      “Por razões de conveniência operativa, designadamente para efeitos de limitar as alterações nos sistemas de registo vigentes e de dispensar burocracias desnecessárias num contexto de funcionamento interno, a AT, que desde há longos anos vem assegurando o registo dos seus operadores, optou por utilizar como número EORI o número de identificação fiscal (NIF) que já hoje é utilizado para efeitos de identificação dos operadores económicos estabelecidos em Portugal, antecedido do código PT.

      Neste contexto, o n.º EORI dos operadores estabelecidos em Portugal será “PT+NIF”. Exemplo: ao operador económico que tenha o NIF 123456789 corresponderá a atribuição automática do n.º EORI “PT123456789″.

      O n.º EORI a atribuir por Portugal a operadores estabelecidos fora da comunidade, que aqui efectuem a primeira operação onde seja necessário indicar o n.º EORI, terá a seguinte estrutura: PT + código alfa 2 do país do operador + 6 dígitos + 1 digito de controlo.”

      mas o melhor é ler o link da dgaiec

      ou seja em princípio tem que saber esse n.º eori (pedindo ao cliente ou fornecedor) e valida aqui – http://ec.europa.eu/taxation_customs/dds2/eos/eori_validation.jsp?Lang=en

      Suponho que seja isto
      Cumpirmentos

  • Reinaldo Coelho

    “O sistema EORI traduz-se no Sistema de Identificação e Registo dos Operadores Económicos, que visa implementar as medidas de segurança introduzidas pelo Regulamento (CEE) n.º 2913/92, alterado pelo Regulamento (CE) n.º 648/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho, as quais se tornarão mais eficazes se as pessoas envolvidas nas operações aduaneiras puderem ser identificadas através de um número comum de registo, único para cada indivíduo e válido em toda a Comunidade – o número EORI.”
    percebo que basta um país da UE atribuir um eORI e é ~válido para toda a comunidade, se não tinha que ter um de cada país da UE

Top